Jiu-jitsu
As aulas de Jiu-Jitsu têm por objetivo melhorar a concentração, proporcionar autoestima, disciplina e saúde com total segurança. Muito mais do que apenas golpes e posições marciais, nesta modalidade busca fortalecer a relação de amizade entre pais e filhos, formar o caráter e possibilitar que a criança atinja a adolescência com seus princípios morais já formados.
A criança de hoje é o formador de opinião de amanhã, um bom professor não tem como objetivo formar campeões e sim formar pessoas vitoriosas na vida. Em toda aula e atividade há sempre uma relação muito próxima com a realidade do dia-a-dia, preparando as crianças para o futuro com responsabilidade e segurança.
Benefícios do Jiu-Jitsu
para as crianças
- Controle muscular;
- Aperfeiçoamento do reflexo;
- Desenvolvimento do raciocínio;
- Equilíbrio mental;
- Reforço do caráter e da moral;
- Fortalecimento da autoconfiança;
- Respeito aos companheiros;
- Senso de disciplina e hierarquia;
Respeito
Autrocontrole
Foco
Confiança
Segurança
Liderança
No âmbito escolar podemos ainda citar mais 3 exemplos de benefícios da prática de Jiu-Jitsu:
Bullying
Uma pesquisa realizada no Brasil em 2010, com alunos de escolas particulares e públicas revelou que as humilhações típicas do Bullying são bastante comuns principalmente entre os alunos das 5ª e 6º séries, segundo os dados o bullying atinge 45% dos estudantes do ensino fundamental, 3 em cada 10 crianças já sofreram com isso. O jiu-jitsu e sua disciplina e respeito faz com que a criança entenda e conviva com as diferenças não vendo prazer algum em agredir ou humilhar o mais fraco e o senso de justiça o fará jamais assistir calado a uma covardia.
Exemplo
As referências e os exemplos que seu filho leva para a formação de seu caráter e personalidade são determinantes para como ele enxergará a vida, cercá-lo de bons exemplos de saúde, ética e respeito pode fazer uma enorme diferença, o professor de jiu-jitsu infantil deve ser um espelho do bem e ajudá-los na educação e formação da criança, guiando-os para o caminho da alimentação saudável, disciplina e superação de dificuldades.
Amigos
A sociabilização é também um fator importante para que uma criança cresça saudável, é comum os praticantes de jiu-jitsu terem seus melhores amigos feitos em cima do tatame, aqueles momentos de disputa e aprendizado fortalecem os laços, é incrível como um esporte individual pode trazer tantos benefícios no sentido de cooperação, parceria e amizade, ajudar seu companheiro a ser melhor é algo que aprendemos desde muito cedo no jiu-jitsu.
METODOLOGIA
As aulas são desenvolvidas em cinco fases, aquecimento – preparação do corpo para o treinamento, “Preparação Física- coordenação e desenvolvimento motor, lateralidade, velocidade, mobilidade e Flexibilidade (alongamentos), repetições de técnicas de Jiu-Jitsu e defesa pessoal, luta (Treinamento prático das técnicas).
Kids – Idade 06 a 10 anos
Através de uma metodologia com princípios lúdicos, onde a atividade proposta se dá por meio de brincadeiras e ensinamentos que remetem ao universo infantil, são trabalhados o desenvolvimento motor, a lateralidade, consciência corporal, coordenação motora e equilíbrio, contribuindo para o desenvolvimento da criança.
Soma-se a isso, a proposta anti-bullying, com o objetivo de tornar a criança capaz de se defender diante de situações intimidadoras do cotidiano, como: agressões físicas, emocionais e as drogas.
Tais situações, quando não trabalhadas, podem prejudicar o desenvolvimento motor e o emocional da criança, tornando-as adultos inseguros.
Infantil – Idade 11 a 15 anos
Nessa fase o aluno já é capaz de realizar as atividades com mais facilidade, diminuindo a quantidade de erros e a variabilidade entre as tentativas. A carga de atenção é moderada e a eficiência do movimento é melhorada.
Objetivo:
Desenvolver através do Jiu-Jitsu o aumento na autoconfiança, melhora na concentração, disciplina e desenvolvimento das habilidades motoras.
O aluno agora começa a ter mais força conseguindo desenvolver técnicas específicas para o esporte e defesa pessoal, com o objetivo de desenvolver a sua resistência, melhorando assim seu condicionamento, tornando os alunos mais técnicos.
Juvenil e Adulto – 16+
A partir dessa idade a intensidade e volume das técnicas e treinos são elevados, aumentando também, para os que desejam, o foco em competições.
Os alunos passam, gradativamente, da faixa-branca à faixa-preta, através do desenvolvimento de reflexos físicos, do autocontrole e da autoconfiança, aprendendo a superar limitações, adquirindo uma “leitura do mundo” mais positiva e melhorando sua qualidade de vida. É nesse ambiente de aprendizagem, norteado pela filosofia das Artes Marciais, que são desenvolvidos os planos de aulas.
Em todas as idades é utilizado o sistema de faixas de graduação da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF): Branca. Cinza, Amarela, Laranja, Verde, Azul, Roxa, Marrom e Preta.