Muay Thai

Muay thai (em tailandês: มวยไทย; lit. arte marcial tailandesa) ou boxe tailandês, é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerada desporto nacional. Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé, é conhecida como “a arte das oito armas”, pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.

Assemelhando-se a outras artes marciais como o pradal serey do Camboja, o tomoi da Malásia, o lethwei da Birmânia e o muay lao de Laos, o muay thai foi desenvolvido há cerca de dois mil anos, sendo atualmente considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo, que para além de utilizar elaboradas técnicas de punhos e pernas, é encarada como uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. O muay thai tornou-se popular no século XVI, contudo começou a ser internacionalmente difundido apenas no século XX, quando inúmeros lutadores tailandeses conquistaram diversas vitórias sobre representantes de outras artes marciais. O desporto desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança ao praticante.

Os rigores do treino devidamente orientado, podem auxiliar no cultivo da correta atitude, não apenas do ponto de vista marcial, mas perante diversos aspectos da vida cotidiana e suas responsabilidades, sejam elas pessoais, familiares ou sociais.

 


 

Muay Thai pode ser uma poderosa ferramenta no desenvolvimento das crianças.

 

 

A prática do Muay Thai expõe a criança a uma dura realidade: nada de valor é fácil na vida e é preciso determinação e perseverança para realizar seus sonhos.

 

Muay Thai Infantil é seguro?

Talvez a primeira dúvida de todo pai responsável – e certamente a mais válida. Sim! Um treino de Muay Thai devidamente pensado para crianças é perfeitamente seguro. Mas isso não significa que esteja livre de riscos.

Sejamos honestos e realistas. O Muay Thai é uma arte marcial e, como tal, traz consigo os riscos inerentes a ela. Contudo, tais riscos não são maiores do que qualquer outra atividade física ou esporte, como o futebol por exemplo. Mas para que isso seja verdade, é preciso que haja acompanhamento minimamente individualizado, ou seja, o professor/instrutor deve conhecer seus alunos para que os limites individuais sejam respeitados. Não obstante, o uso dos devidos equipamentos de segurança deve ser obrigatório.

Dito isso, o treino deve ser suficientemente exigente para que proporcione desafios à criança de modo que ela conheça os próprios limites e ganhe confiança para buscar superá-los, bem como aprenda a conhecer e respeitar os limites de seus colegas. Responsabilizando-se umas pelas outras, elas tendem a sentirem-se incentivadas a cooperarem umas com as outras ao invés de competirem entre si.

O treino deve ser suficientemente exigente para que proporcione desafios à criança de modo que ela conheça os próprios limites e ganhe confiança para buscar superá-los.”

Obesidade Infantil e Muay Thai

Numa sociedade voltada ao consumo, comodidades e conforto, buscamos gratificações imediatas na intenção de aliviar nosso estresse e frustrações. Nossa relação com a comida é um exemplo disso. Infelizmente, as crianças também são afetadas. E sob essas circunstâncias, a obesidade infantil tem se tornado um problema cada vez mais comum.

O Muay Thai como ferramenta no combate da obesidade infantil não só é eficiente do ponto de vista prático – a perda de peso em si – mas também de uma perspectiva emocional e comportamental.

O treino do Muay Thai não apenas trabalha o corpo de forma integral, mas também faz com que a criança desenvolva hábitos saudáveis, bem como a torna confiante perante a superação de problemas e conquista de objetivos.

Essa transformação na psique é importante para que as relações da criança com o meio em que está inserida sejam saudáveis e duradouras.

O Muay Thai é, sem sombra de dúvidas, uma excelente alternativa no combate à obesidade infantil.”

Muay Thai é uma das melhores ferramentas no auxílio à saúde física e mental.”

Passividade, Agressividade e Bullying

Como mencionado no início do artigo, a prática de artes marciais traz equilíbrio à criança. Com o Muay Thai isso é evidente.

​A superação das exigências do treino, o clima amistoso e o conhecimento de técnicas de defesa que uma boa academia pode proporcionar, desenvolve a coragem e a autoconfiança nas crianças mais passivas, cultivando sua assertividade, onde pode-se claramente perceber seu desabrochar para o mundo e o futuro maravilhoso que as espera.

Já no caso das crianças com tendências mais agressivas, a prática pode ajuda-las não apenas a liberar seu excesso de energia, mas pode sensibilizá-las em relação aos seus colegas.

O que quero dizer com isso é que numa academia de artes marciais o respeito para com seu professor e colegas é a primeira regra. Como você certamente pode imaginar, a inexistência de respeito entre os presentes certamente inviabiliza a prática.

Uma academia séria é um local onde se aprende a lidar com limites. Reconhecer e superar os próprios, bem como reconhecer e respeitar os do próximo. Sob a tutela de um profissional responsável e competente, a criança agressiva pode sentir na pele o que significa sua própria agressão, pois o local certamente lhe proporcionará, de forma saudável, os devidos limites para seu comportamento, uma compreensão fundamental para qualquer criança, especialmente no que diz respeito à vida em sociedade. Com respeito, vem a humildade e a humildade abre as portas para o conhecimento.